Translate

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Mova-se (1) - O ser humano é muito fraco?

Entre 1999 e 2001 eu atuava como técnico de telefonia durante o dia e estudante à noite.  Dormia muito pouco, pouco mesmo, uma média de 5 a 6 horas por noite. Para alguém que funciona bem com 8 horas de sono, eu andava em péssimo estado.

Me sentia fraco, inefetivo, por vezes ausente e cansado.

Num daqueles dias, estava prestando serviço em um hotel e me sentindo um caco. Comentei com o gerente, uma pessoa muito carismática, sobre como eu me achava fraco e sem resistência.
Ele, apesar de bem intencionado, falou uma frase que me afetou muito: O ser humano é muito fraco mesmo.

Nos 5 anos seguintes, senão mais, passei repetindo este mantra: O ser humano é fraco, muito fraco, sou fraco. Quando fico doente: sou fraco. Não sinto energia: sou fraco. Me sinto mal: sou fraco.

Com o passar do tempo, para minha sorte, fui exposto à situações e aprendizados que me fizeram mudar de perspectiva:

- Comecei a praticar esportes e mais intensamente.

- Participei de diversas expedições, incluindo uma viagem de 3 semanas de bicicleta.
(mais aqui)

- Voltei a dormir mais e tento, na medida do possível, dormir 8 horas.

- Luto para não pensar que sou fraco, apenas estou fraco.

O corpo humano pode até não ser tão forte, como outros animais. Mas ele é fantástico, se refaz, aguenta muito tranco. Nenhuma outra espécie vive em tantos habitats diferentes (até no espaço sideral) como nós. A combinação com uma mente pensante nos ajuda a ir além!

A persistência, a tolerância, o pensamento positivo, nos provém mais qualidade de vida.
Ou você acredita que o ser humano é muito fraco mesmo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário